10/07/2012

DUPLA NOVA NO PEDAÇO


imagem google

É sabido no meio dos bebedores compulsivos que as mais inesquecíveis amizades são feitas num boteco. Inesquecíveis, pois costumam ser as melhores e também as piores. Principalmente porque elas não costumam extrapolar os limites geográficos do estabelecimento, a não ser que seja para um encontro em outro bar com cerveja mais gelada, tira-gosto mais gostoso, música mais agradável, etc, etc, etc. Quanto ao “melhor e pior”, fique bem claro que uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.

Foi num desses ambientes, outrora muito mais freqüentados pelo Arcanjo para seus inolvidáveis porres que conheceu e ficou amigo do Iorran Sebastião Bastos, um músico da noite. Não, ele não é cego, nem compôs nenhuma música clássica. Qualquer semelhança do nome com o genial  Joahann Sebastian Bach deve ser atribuída ao apego desmesurado de sua mãe com os clássicos da música. O pai queria Lamartine, em homenagem a um  grande compositor brasileiro, mas se deu por satisfeito. Ambos eram devotos da boa música. Começou sua trajetória musical mais ou menos como os Engenheiros do Hawaii. Tinha uma banda com a turma da escola de engenharia, só que ao final do curso, todos os demais foram atacar de engenheiros como mandava o diploma e ele destoou da régua e do compasso. A harmonia dos números era muito fria para seu sensível apego a um acorde dissonante. Iorran toca muito bem vários instrumentos e, além disso, passeia por muitos estilos, exceto os da moda atual. Segundo sua teoria musical, a música sertaneja eletrônica e as baladas de axé, funk e demais batidões são uníssonas. Tocou uma vez tem-se a sensação de ter tocado todas. Mudam-se vez em quando as dancinhas que inventam para acompanhar. A amizade com o Arcanjo nasceu a partir de uns aplausos quase solitários deste para ele, depois de tirar no sax a canção As Rosas Não Falam, desprezada pela platéia alvoroçada dos fins de noite. Quase ninguém no bar prestava atenção. Os poucos que o faziam era com pedidos para ele mudar para música sertaneja que chamavam de universitária, seja lá o que possam achar o que isso signifique. A própria atmosfera cultural da universidade já não é mais a mesma de uns anos atrás, então o que diremos de música universitária?

Um papo filosófico musical recheado de nostalgia e uma cantoria alegre varou a noite e só foi terminar a pedido do dono do bar para eles gentilmente  pagarem a conta e irem embora (“pelamordedeus”, foi a expressão exata). Precisava fechar as portas.

14 comentários:

  1. Imagino o belo encontro,tão bom,tão animado que só ao som do "pelamordedeus" eles saíram, mas certamente hão de se encontrar novamente, nem que Arcanjo seja o única a aplaudir...

    abração,lindo dia,chica

    ResponderExcluir
  2. Noites assim são inesquecíveis! Quando um músico e um violão se encontram em um bar, a noite jamais deixa de ser criança...

    ResponderExcluir
  3. ôu coitado..rs mas é desse jeitinho mesmo que as coisas acontecem

    bjs Cacá

    ResponderExcluir
  4. Delícia! Cada vez melhores seus personagens!Claro que vão desaguar num livro! Vou tomar uma de Salinas em homenagem.
    Abração!
    Berzé

    ResponderExcluir
  5. Kkkkk. Cacá, meu bom amigo. Acabei voltando no tempo, lá naquela época de fins de noite de sextas-feiras regadas a música e cerveja depois de uma semana estafante de trabalho e estudos.

    E olha, faz pouco tempo, revi meus critérios musicas. Sempre me tomei por eclético, e sempre citava que "se me provam que é bom, eu gosto". Até que me bombardearam com alguns rítmos "uníssonos" que você citou acima, e reparei que de eclético eu não tenho é nada. hehe.

    E tantas foram as longas conversas de bar. Se as aproveitávamos? No momento, sim. Mas meia hora depois, sequer lembrávamos daquilo que havíamos conversado.

    Desnecessário traçar comentários sobre o Iorran e o Arcanjo. São personagens que são presentes em minhas leituras faz algum tempo, e já detém enorme admiração de minha parte. Muito bom.

    Abraços, meu bom amigo.

    Marcio

    ResponderExcluir
  6. Gostei da critica meu amigo.O que fizeram da musica universitaria,ninguem mais viu e nem sabe.Mas estes seus personagem são umas figuraças.Belo trabalho com lembranças de um tempo feliz.
    Meu abraço Zé.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Cacá!
    Boa essa estória, já ouvi casos assim de alguém dizer 'pelamordedeus' para os caras irem embora do bar. Meu sogro tinha algumas estórias dessas.
    E, fala sério, música sertaneja universitária, que qué isso?
    Pra mim um bar só combina com blues ou um samba de raiz.
    bjs cariocas

    ResponderExcluir
  8. Uai, Cacá!
    Fiquei pensando nessas 'amizades de bar' ou no bar, e parece que a gente conversa mais quando está descontraído, não? Um assunto leva a outro, incrível isso!
    Excelente texto, fluente, muito bem escrito!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  9. Oi Cacá!
    rsssss
    Muito bom!
    Estes encontros movidos a bons destilados dão muita converas mesmo, meu filho que o diga, nunca vi ter tanta resenha.rsss
    Abração e boa sorte na nova casa.

    ResponderExcluir
  10. Boa noite, querido amigo Cacá.

    Acredito que essas amizades sejam agradáveis também.
    Sobre os pais do cantor da noite, acho que quando a paixão musical é muita, o universo conspira, e nos dá um filho talentoso.

    Até hoje não entendo o que é "música sertaneja universitária", mas deve vir daqueles que têm vergonha de assumir os próprios gostos.

    Esse blog é lindo!!
    Amei...

    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. rsrsrsrsrsrs.

    Excelente, Cacá!
    Achei muito interessante a tal da "música sertaneja universitária".
    Não consegui enquadrá-la entre o ritmos que conheço (rsrsrs).
    Será que estou "fora da real"?
    Sua crônica me fez lembrar de minhas saídas com a turma após as aulas de sexta-feira na faculdade. Eu nunca bebi, mas fechávamos os botecos. Os garçons passeavam para lá e para cá com a notinha na mão, quase que implorando para que algum de nós a pedisse. Coitados!

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  12. Vim deixar um abraço imenso e matar essa saudade danada, além de prestigiar esse espaço mais cativante que há.

    Beijo na alma,
    Sam.

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELA VISITA. PAZ E BEM