01/07/2012

GLEICINEIDE, O CAFÉ E A MORTE


imagem google

Estava na cozinha vendo uma velha garrafa de café e comentei com a Gleicineide que uma das formas que a gente tem de se livrar de uma garrafa de café velha é esperar algum velório. As pessoas costumam levar café durante a madrugada e raramente há alguém que volta com a garrafa para casa. Cisma higiênica, superstição ou oportunidade de descarte para comprar outra. Consumismo também ensina macetes mais inusitados do que reciclagem. Foi o que já presenciei em alguns velórios. Nunca vi alguém levar café, leite ou chá e depois voltar coma garrafa para casa. Se bem que o meu cunhado do jeito que é pão duro... Se bem também que sendo pão duro, será que ele levaria alguma coisa? Cabeça ruim essa minha!

A Gleicineide já me interpelou dizendo que se depender dela sequer vai ver se tem café.
- Seu moço, eu nem entro naqueles quartinhos de velórios. Se o senhor quer saber mesmo, eu não tenho coragem nem de ir ao banheiro num cemitério. Da última vez eu perdi um primo e fiquei com vontade de fazer xixi mas não fui ao banheiro. Minha mãe até se ofereceu para ir comigo. Fiquei com a bexiga cheia a noite inteira. Cadê coragem?
- Mas medo de que, Gleicineide, você ainda acredita em fantasmas?
Seu moço eu tenho medo dos mortos e dos vivos mas dos mortos eu tenho mais, viu? Assim, não é a pessoa que volta para assombrar a gente, não! É o diabo que assume as feições daquela pessoa ali morta e volta pra gente.
- Mas o que um assombração dessas pode fazer, Gleicineide?
- Uai, no mínimo deixar a gente doida.
- Doida?
- Doida de tanto medo, seu moço. Sei lá, não vou, não tenho coragem de olhar pro defunto nem amarrada! Imagine  se eu vou ter coragem de tomar café?
imagem google


50 comentários:

  1. Lindo Dia Cacá..Um Sol para ti.Grata por me convidar,adoro ler "causos" gostei do suave azul felicidades,e creio vai ser um novo sucesso teu.kkkkkkkkkkk estou aqui rindo,até me lembrei de um fato acontecido comigo,mas hoje o dia é teu...Bem se depender de mim,vamos comemorar em um piscar de olhos dez anos logo logo..Sucesso amigo..que venham as histórias e os protagonistas.Parabéns.Bjus\Mil\Flor*

    ResponderExcluir
  2. O querido amigo , que responsabilidade de ser a primeira a responder o teu POST, amigo antes de tudo quero mais uma vez agradecer o carinho , realmente somos amigos, há muito tempo, e quero continuar sendo, a mesma me faz feliz devido a tua grandeza de carater, disse tudo!
    Quanto a nossa Gleicineide já é nossa conhecida, figura simpática conversadeira ,espirituosa , como a maioria das suas colegas , olha amigo ela está em alta, é melhor na hora da novela CHEIA DE CHARME, ela assistir um desenho ou outro programa se não corres o risco de ficar sem Glecineide , mais o danado é que elas adoram novelas .
    Um abraço bem grande, CELINA,

    ResponderExcluir
  3. Olá amigo Cacá. Você tem coragem de beber leite em onça! Gostei do tamanho da responsabilidade. Só tem uma coisa, sei que para o você vai ser de barbada. Boa idéia e belas histórias virão para nos divertir. Parabéns. Adorei o primeiro conto. Eu faria o mesmo, defunto lá eu cá, rsrsrsr.

    ResponderExcluir
  4. ÊEE já estou no pedaço! adorei! Gleicineide (adorei o nome)é das minhas também tenho medo,a da garrafa não sabia ,aliás sabia que não se deve levar nada destes lugares..
    parabéns pelo blog
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Muito bom,Cláudio ! Parabéns pela sua iniciativa. e o texto é ótimo! Irreverente.

    ResponderExcluir
  6. E vamos aos "causos" com a Gleicineide,cheia de sabedórias na ignorância.
    Sucesso com este novo espaço. Segundo semestre de alegrias.
    Bom domingo.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Caca, bem legal seu novo Blog e iniciando ja com um conto que tem a marca do grande Escritor JOSE CLAUDIO, vulgo CACA. Adorei a Gleicineide e seus medos que sao bem mais comuns do que a gente pensa. Parabens!

    ResponderExcluir
  8. Hehehe. É a Gleicineide.

    Como ela, tem tantas pessoas por aí que se amarram em superstições e medos que são de dar risada (claro que rir escondido, para não piorar a situação). Nas famílias tanto de minha mãe quanto de meu pai, os velórios são, costumeiramente, na casa do "presunto", e acaba virando evento social de encontro da família. brinco sempre que é mais fácil a família se reunir em velório do que em festa. No fim das contas, dedicamos uns 5 minutos de homenagem ao defunto, e umas 5 ou 6 horas para alcovitar. rsrs.

    Cacá, bom amigo. Casa nova, e no que depender dos amigos e de mim, já é sucesso. Talento você tem de sobra, e teus personagens são parada leitura obrigatória para qualquer um que goste de crônicas e contos de qualidade. Sucesso pra você, sempre. Show.

    Abraços, Cacá.

    Ótimo domingo pra ti.

    Marcio

    ResponderExcluir
  9. Já estou batendo ponto neste espaço para causos e muita prosa boa com este mineiro de quem sou fã e seus inúmeros personagens deliciosos!
    SUCESSO!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Adorei a idéia e assim todos juntinhos, vamos nos divertir com certeza!!parabéns!!Caleu! abração,chica

    ResponderExcluir
  11. Cada ideia!rs Adoro sua criatividade e essa sua mente inventadora de histórias incríveis e boas de serem lidas! Beijoquinhas.

    ResponderExcluir
  12. Estou lendo seu liro, e sei que dentro em breve, estes hilários personagens daqui estarão também reunidos em mais um livro... parabéns, você é muito criativo!

    ResponderExcluir
  13. Parabéns, meu amigo! Que delícia!! tenho certeza que será um outro sucesso. Quem sabe os meus também não deem uma passadinha por aqui?? A Belisama e a Pandora?? kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  14. rsrs, Tiro certo esse seu blog, Cacá! Acredito que vai ser muito divertido ler suas histórias por aqui. Já estou na fila esperando a próxima. Preciso desejar sucesso? Então tá, vá lá...SUCESSO!!!
    Gostei da Gleinineide... Que nome!

    beijos
    Tais

    ResponderExcluir
  15. oi,amigo
    Sucesso !!1
    Adorei!!
    Quanto ao humus.....é simples:pega,mistura com terra preta e vai adubando suas plantas,suas mudas,sua horta!!!
    qq dúvida ,me escreva
    bjcas

    ResponderExcluir
  16. Oi Cacá, que excelente ideia a sua de criar este espaço e ambientado com seus personagens. Tenho certeza, já é sucesso.

    A Glecineide já mostrou a cara e pelo que vi, vamos nos divertir muito com ela. Bom, sobre os velórios e os "come e bebes", até que café eu tomo por lá, porque em geral é levado de casa por alguém, mas jamais bebo água dos bebedouros de cemitérios...srsrr...coisa lá da infância, histórias que meu pai contava sobre água de cemitério. Quanto às garrafas térmicas você me deu uma ótima ideia, tenho duas para dispensar aqui...srsr
    Um beijo, meu querido.
    Celêdian

    ResponderExcluir
  17. Hahahahhahaha, eu tô com a Glacineide.

    Gracas a Deus, aqui na Alemanha nao tem velório.

    Abracao e sucesso

    ResponderExcluir
  18. kkkkkkkkkkkkkkkk Parece que já é meio louquinha, nem precisa tomar café ou ir ao banheiro para se afetar.
    Cacá, esse seu blog vai nos divertir muito. Amei! Bjs.

    ResponderExcluir
  19. rsrs Ehhhh Gleicineide!!!

    Cá entre nós, que delíííícia seu novo espaço! Adorei essa idéia de personagens e ter esse hábito, um tanto quanto "reflexivo"e suoper bem humorado de dialogar com eles!

    Ficouuu showwwwwwwwwww amigo!
    Parabéns!!!

    Beijocas: Muahhhhhhh!!!

    E bem, eu não deixaria de tomar café por causa do defunto, não. E por falar nisso, há um velório na minha rua! rs

    Beijoca,
    Sam.

    ResponderExcluir
  20. Cacá adorei vir aqui, ma te digo homem odeio velório rsrsrsrsr nem no meu eu vou rrr e o nome dela horrível, vou amar vir aqui... veijos
    Menduiña

    ResponderExcluir
  21. Seu moço, vim aqui conferir e já me amarrei!
    A Glecineide, tadinha, deve ter escutado muita estorinha de fantasmas quando criança, por isso criou tudo isso na cachola.
    Conheço algumas "Glecineides" por aí.
    Valeu, Cacá! Vamos no ver por aqui também. adorei!
    bjs cariocas

    ResponderExcluir
  22. Coisas da vida...Essa vida cheia de diversidades...Amei ! È assim mesmo... Particularmente, prefiro levar o café.

    ResponderExcluir
  23. Oi Cacá!
    Parabéns pelo novo blog.
    Me diverti muito com Gleicineide.
    Vivo ou morto, mas que realmente banheiro de velório é sombrio é mesmo,kkkk.
    Uma boa pedida deixar a garrafa velha por lá.
    Valeu pela dica Gleicineide.
    Uma ótima semana para ti.
    abração

    ResponderExcluir
  24. rsrsrsrsrsrsrsr...
    A Gleicineide não deixa de ter certa razão, pois banheiro de velório
    só em último e derradeiro caso-rsrsrsrsrs.

    Parabéns pelo novo espaço, Cacá. Adorei!

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  25. Cacá, a Gleicineide pode ter razão. Ela sabe que vai ser fantasma um dia? Pode alguem ter medo de si mesmo? Pode, sendo fantasma e se assustando com o vivos e suas diabruras.
    Parabéns!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  26. Lucas Durand.
    Sensacional conto. Em velórios acontecem mesmo cada coisa...
    No velóriodo meu pai, falecido dia 13 de maio passado,( de Belo Horizonte, ele foi levado e enterrado em nossa terra natal, a cidade de Araújos, era um pedido dele)acontece que o coveiro abriu pouco a entrada onde se coloca o caixão e quando chegava na altura dos braços o caixão tinha uma pequena saliência em ambos os lados e não entrava de jeito nenhum. Tiveram que retirar o caixão várias vezes, até que o coveiro quebrou a parede mais um pouco. E meu irmão saiu com essa, para delírio de todos, quebrando o ambiente silencioso do funeral:
    - Uai, meu pai... o senhor queriam tanto ser enterrado aqui e agora não quer entrar aí não!
    Foi só gargalhada.
    Grtande abraço

    ResponderExcluir
  27. Tô aqui também! Fregues de caderno!
    Abração!
    Berzé

    ResponderExcluir
  28. Pense bem, defunto não interfere em nada. Quando a viúva é nova e bonita, tem sempre um esperto para cuidar do paparico, e o defunto não toma atitude nenhuma, por mais ciumento que tenha sido em vida. Meu abraço.

    ResponderExcluir
  29. Olá,Cacá!!

    Parabéns por mais este blog!!!
    Sabe?!Não gosto muito de cemitério não...pelo sim,pelo não melhor ficar longe!rsrs
    Um texto delicioso!!
    Ps.Eu também não tomaria café!!!rsrsr
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  30. Cacá, já vi que vou gostar da Gleicineide, pois ela é humilde. Gente humilde me apaixona, adoro ver o grau de (in)credulidade deles. Sai tanta coisa das cabecinhas ocas que só pra rir mesmo! rsrs
    Que bom um blog só dos personagens.
    Que venham muitos mais, além dos citados em seu convite.
    Abração!

    ResponderExcluir
  31. rsrsrs Cacá, que ideia ótima! Nunca pensei nisso. Esse lane da garrafa térmica e velório rsrsrs que genial!

    Amei estar aqui!

    Abraços sempre afetuosos.

    Fábio.

    ResponderExcluir
  32. Amigão
    Adorei o novo blog,a ideia e a Gleicineide.
    Abç

    ResponderExcluir
  33. Cacá...Eu estou com a Gleiceneide...tomo café em velório não!

    Seu conto é ótimo..super criativo e engraçado! Amei a Gleice ( ja

    fiquei intima )..

    Bj e boa semana!!

    ResponderExcluir
  34. kkkkkkk
    Cacá muito boa essa, viu?
    Diferente da Gleicineide, não tenho essas superstições. Mas estou "doida" pra trocar minha garrafa de café, acho que vou esperar uma oportunidade dessas...kkkk
    Xeros

    ResponderExcluir
  35. Legal Zé este cantinho para os personagens.
    Aqui mais uma da Gleici,veja que já sou intimo dela pelo que ja li.
    Lembro que minha mae quando da volta do cemiterio,todos tinham que tirar os sapatos e roupas para lavar.
    Mas um cafezinho na madrugada do velorio é bem vindo.
    Eu ja comi ate mexidão em velorio,kkkkkkk
    Gostei Ze.
    Um abração e bela semana.

    ResponderExcluir
  36. Cacá,

    Gostei bastante desse novo blog. Criatividade é mesmo o teu forte! A Gleicineide tem uma inocência que encanta. Parabéns!

    ResponderExcluir
  37. Cacá,
    vim prestigiar e já estuo seguindo!

    Essa foi boa! Não sei não... , mas acho que concordo com a Gleicineide! haha

    Grande abraço e sucesso neste blog também!

    ResponderExcluir
  38. Hahaha, maravilha, Cacá!!! Adorei o novo blog, muito sucesso pra vc, viu!
    A Gleicineide de boba não tem nada, visse! Tem algumas partes aí que concordo com ela... rsrs.

    Um beijo enorme, eu, como a Taís esperarei ansiosa as próximas histórias! Menino de talento...

    ResponderExcluir
  39. Não tenho estas superstições, mas não tomo cafe num velório de jeito algum, já fiz muito "piquenique" no cemitério quando era criança, mas hoje em dia prefiro ficar sem o café rsrsrs digamos que café e defunto não combinam rsrsrs. Adorável seu texto Cacá...
    Sucesso em seu novo blog querido amigo, beijos
    Valéria

    ResponderExcluir
  40. Oi Cacá! Eu como não gosto de café, creio que estou livre dessas!! Que bom chegar aqui também. Abraços!

    ResponderExcluir
  41. rsrsrsrsrsrs... eu até gosto de café, mas não sei se tomaria numa situação dessas! Não, não tenho medo de fantasmas! Ou tenho!?!?!? kkkkkkk... tenho experiências bizarras em velórios. Gosto nem de lembrar!

    Voltarei mais vezes ao seu novo blog! :)

    bjks JoicySorciere => CLIQUE => Blog Umas e outras...

    ResponderExcluir
  42. rsss
    Joga logo essa garrafa, e leva uma novinha para Gleicineide, não faz a moça sofrer mais, rssss
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  43. Oi amigo querido!

    Gostei do nome,gostei do blog e gostei de reencontrar a Gleicineide...
    Sabe Cacá,tem gente que faz de um velório uma verdadeira festa,se a nossa amiga fosse a um destes lá prás bandas de Miradouro,Mg,ela perderia esta cisma...tantos quitutes,tanta comilança que ela iria até se esquecer o motivo e acharia que estava em uma comemoração!
    Quanto à garrafa,se não estiver muito ruim,dá prá algum necessitado e compra outra,tá?

    Bjssssss,
    Leninha

    ResponderExcluir
  44. Se eu fosse a Gleicineide pedia uma garrafa nova de presente para você... rs. Usou uma forma branda para dizer que a garrafa dela está velha! ... brincadeira!! Sucesso no novo blogue! Já seguindo. Beijus,

    ResponderExcluir
  45. Como sempre com muito talento você nos apresenta a forma simples de ser da Gleicineide, eu bebo café em velório, não tenho medo dos mortos mas sim dos vivos, adorei o nome do blog, a postagem e a ideia de se desfazer da garrafa térmica, uma boa ideia, beijos Luconi

    ResponderExcluir
  46. Cacá, ao contrário da Glecineide, eu tenho muito mais medo é dos VIVOS, que assustam, assombram e incomodam, muito mais que um corpo que já deixou de existir, rsrs mas tal como vc disse, é assim mesmo, tanto quanto nossas crendices (ou consumismo) em relação a garrafa de café, alguns de nós, não consegue se desprender do medo fúnebre que os mortos deixam àqueles que ainda vivem!
    Salve a inocência da Gleicineide, ela é um barato!!!!!

    Cacazito, parabéns pelo blog, demorei mas estou aqui!! (Como não podia ser diferente, atrás do seu cheiro pela blogosfera, rsr)!
    Beijo grandão, bom comecinho de semana, amigo!!!!!

    ResponderExcluir
  47. Gliceneide é uma personagem eternizada em sua palavra, tornada ainda mais interessante pelo seu estilo. Quanto ao café, eu sou diferente dela e gosto do cafpe nos velórios. Saudades de vc, abraço e bjs.

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELA VISITA. PAZ E BEM